| Prist é a marca do mais conhecido aditivo anticongelante 
		  para querosene de aviação no mercado mundial. 
		  O produto é produzido por PristAerospace Conroe, TX EUA
		   e é encontrado nas embalagens 
			  
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				  | Latas | Baldes e Tambores |  |  Historico: 
		  No final dos anos 50, aeronaves a jato passaram a voar cada vez 
		  mais alto e por peridos mais longos e daí começaram a surgir problemas de 
		  formação de cristais de gelo no querosene. 
		  Aditivos anticongelantes passaram a ser empregados no início da 
		  década de 60 depois da queda de um borbardeiro B-52 por falta de 
		  combustível nos motores, fato este 
		  atribuído ao entupimento de linhas e filtros pela presença de 
		  gelo no combustível. A medida que o combustível esfria foi constatado que 
		  agua dissolvida no mesmo precipita 
		  na proporção de  1,8 ppm/C 
		  (1 ppm/F). 
		  O fenômeno se deve a precipitação da
		  água dissolvida que se torna água livre com o resfriamento e 
		  que daí pode se 
		  tornar um cristal de gelo quando exposto a temperatura inferior a 
		  0 C.  Obviamente, com a 
		  formação de cristais de gelo, estes podem inibir o fluxo de combustível e resultar em falha de 
		  motor por falta de combustível. Por este motivo inúmeras aeronaves possuem sistemas de 
		  aquecimento para derreter os cristais formados a grandes altitudes 
		  enquanto outras aeronaves requerem FSII (Fuel System Icing Inhibor – 
		  Inibidor de congelamento em sistema de combustível)Prist Hi Flash 
		  para lhe assegurar um voo seguro. Inicialmente a composição química do Prist era 
		  Etileno Glycol na cor azul mas na década de 90 foi mudado para 
		  DiMetilEtileno Glicol para ter um ponto de fulgor mais elevado e 
		  reduzir sua toxicidade e periculosidade. 
		  
		      Por 
		  que você deveria usar o aditivo? Todo combustível de aeronave possui água 
		  dissolvida pois os sistemas de filtração somente removem água livre. 
		  A medida que uma aeronave ganha altitude, o combustível se 
		  resfria e reduz sua capacidade de reter a água. 
		  Em
		  condições favoráveis a água que precipita pode se transformar 
		  em gelo e bloquear linhas de combustível ou filtros. 
		  Particulas de gelo suspensas no combustível podem afetar a 
		  capacidade de passagem de combustível por filtros. Prist é um aditivo anticongelante que atua através da redução do 
		  ponto de congelamento da água quando em contato como aditivo. Por que usar PRIST? Prist é o aditivo referência no mercado possuindo 
		  aprovação ASTM D4171  e aprovacao militar EUA 
		  Mil-DTL-85470 podendo ser empregado em aeronaves 
		  militares e civis como um inibidor de congelamento de água FSII. 
		  Como parte da aprovação ASTM o aditivo Prist HiFlash foi 
		  analisado e aprovado por fabricantes de turbinas e aeronaves por todo 
		  o mundo. Prist HiFlash aditivo é recomendado na dosagem 
		  mínima de 0,1% (1000 ppm) e máxima de 0,15% (1500 ppm) por volume. 
		  Prist é embalado de três formas para sua conveniência: Tambores, 
		  Baldes 5 galões, e latas 
		  
		  Controle de congelamento de sistemas de combustível com Prist. Prist HiFlow aditivo tem solubilidade limitada em 
		  querosene de aviação mas é completamente solúvel em água. 
		  Quando água dissolvida no combustível precipita pela queda de 
		  temperatura o Prist presente no combustível deixa o combustível e se 
		  dissolve preferencialmente na água. 
		  A mistura da água com o Prist reduz a temperatura de 
		  congelamento da mistura e a medida que a temperatura cai mais, mais água 
		  precipita e mais Prist sai do combustível e se mistura assegurando 
		  desta forma que as linhas de combustível fiquem livres da água 
		  congelada. USO E MANUSEIO Prist pode ser adicionado a todos os combustíveis 
		  de aeronaves (Jet A, Jet A-1, QAV, QAV-1, JP-5, JP-8) em uso em 
		  aeronaves com turbinas (asa fixa e helicópteros) Prist HiFlash tambem pode ser dosado em AVGAS 
		  (80/87, 100/130, 100LL) para abastecer aeronaves quando estas 
		  aeronaves estao operando em locais 
		  extremamente frios ou voando em temperaturas congelantes por extenso 
		  periodo. COMO DOSAR Prist HiFlash aditivo deve ser dispensado por um 
		  sistema de dosagem na linha de abastecimento de combustível. 
		  O aditivo não deve ser despejado dentro de um tanque. Prist HiFlash é normalmente aplicado com o uso de 
		  um sistema de dosagem instalado no caminhão abastecedor com injeção de 
		  aditivo após o filtro separador ou monitor. O aditivo também esta disponível em aerosol de 
		  modo a permitir que o operador abastecedor injete o aditivo a medida 
		  que dispensa combustível por um bico de abastecimento sobre asa . 
		  QUAL A 
		  DOSAGEM CORRETA DE PRIST HI-FLASH EM AVGAS OU JET A E PORQUE ISTO 
		  É IMPORTANTE. Prist deve ser corretamente dosado na proporção de 
		  0,1% a 0,15% (1000 a 1500 PPM) em volume. 
		  A mistura correta de Prist Hi Flash é critica para assegurar 
		  que não haverá congelamento da água presente no combustível.  
		  Prist HiFlash não pode ser simplesmente despejado no 
		  combustível pois o produto vai ao fundo do tanque e se deposita sem se 
		  misturar de forma uniforme com o combustível. 
		  Combustivel que recebeu dosagem desta forma tende a ter uma 
		  baixa concentração de aditivo e a água presente no fundo do tanque uma 
		  elevadíssima dosagem de aditivo. Mistura incorreta também pode resultar na 
		  separação do Prist do combustível de aviação. 
		  A situação é agravada quando aeronaves ficam expostos ao sol 
		  direto durante o dia pois a medida que o combustível se resfria a 
		  noite e água é formada por condensação esta tende a se concentrar na 
		  parte de baixo dos tanques com elevada quantidade de aditivo nos 
		  pontos baixos. O principal componente químico do PRIST é 
		  Dimetiletileno Glycol, um solvente extremamente forte que pode 
		  danificar revestimentos de tanque quando em altas concentrações e por 
		  este motivo não recomendamos a guarda por longos períodos de sua 
		  aeronave com combustível tratado. COMO PODEMOS ASSEGURAR A CORRETA CONCENTRACAO DE 
		  PRIST NO COMBUSTÍVEL A única maneira para assegurar que o combustível 
		  possui a dosagem coreta e Prist é retirar uma amostra no ponto de 
		  abstecimento e testá-la.  A 
		  amostra deve ser retirada para um recipiente limpo e com o uso de um 
		  reftratometro B-2 o teste deve ser realizado. 
		  A escala do refratômetro deve ser a DIEGME de 0.0 a 0.25. QUAL O  
		  TEMPO DE VIDA 
		  E PRAZO DE VALIDADE DO ADITIVO  Desde que 
		  armazenado corretamente, o aditivo PRIST não possui prazo de vida. 
		  É muito importante manter as embalagens secas e invólucros 
		  selados para previnir o contato com água ou umidade do ar. 
		  Devido a sua natureza hidroscópica, a eficiência do aditivo é 
		  comprometida caso este seja exposto a água em algum momento . 
		  Se o reservatório de armazenagem enferruja, esteja furado ou sem tampa a 
		  qualidade do produto pode ser comprometida e nestes casos o aditivo nao deve ser usado a não 
		  ser depois de recertificado por um laboratório. 
		  Entradas de ar em recipientes de armazenagem devem ser sempre dotadas 
		  de algum dispositivo
		  desidratador para assegurar que o ar entrante não contenha água. 
		  
		  Certificado Prist Balde 
		  
		  Certificado Prist Lata
 AERONAVES 
		  QUE REQUEREM PRIST 
			  
				  | Aeronaves que 
				  Requerem Prist |  AVISO 
		  IMPORTANTE: 
		  ADITIVO PRIST® Hi-Flash™ Fuel 
		  Additive 
		  não é requerido por 
		  todas as aeronaves mas é MANDATÓRIO por algumas, dentre elas: 
			  
			  
			  Aerospatiale/Mooney - TBM 700
			  
			  Beechcraft Raytheon - Beechjet 400 & Starship’s
			  
			  Bombardier Learjet - 23-24-25-28-29 & 35/36 Series
			  
			  Cessna Citation – Caravan, Corsair/Conquest, Citation I & II
			  
			  Hansa – HFB-320
			  
			  Mitsubishi - MU-2 Series & MU-300 Series
			  
			  Piaggio - Avanti
			  An ever increasing number of Very Light 
			  Jets (VLJs) 
		  
		  
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