Prist - Aditivo Anticongelante para Jet A-1 e AVGAS
 

Prist é a marca do mais conhecido aditivo anticongelante para querosene de aviação no mercado mundial.  O produto é produzido por PristAerospace Conroe, TX EUA  e é encontrado nas embalagens
Prist Lata http://www.pristaerospace.com/images/product%20sample.jpg

Histórico Como Dosar
Histórico Dosagem Correta
Porque usar anticongelante Prazo de Validade
Porque usar PRIST Aeronaves que requerem Aditivo

Certificados de Qualidade  

Latas Baldes e Tambores  

Historico:  No final dos anos 50, aeronaves a jato passaram a voar cada vez mais alto e por peridos mais longos e daí começaram a surgir problemas de formação de cristais de gelo no querosene.  Aditivos anticongelantes passaram a ser empregados no início da década de 60 depois da queda de um borbardeiro B-52 por falta de combustível nos motores, fato este  atribuído ao entupimento de linhas e filtros pela presença de gelo no combustível.

A medida que o combustível esfria foi constatado que agua dissolvida no mesmo precipita na proporção de  1,8 ppm/C (1 ppm/F).  O fenômeno se deve a precipitação da água dissolvida que se torna água livre com o resfriamento e que daí pode se tornar um cristal de gelo quando exposto a temperatura inferior a 0 C.  Obviamente, com a formação de cristais de gelo, estes podem inibir o fluxo de combustível e resultar em falha de motor por falta de combustível.

Por este motivo inúmeras aeronaves possuem sistemas de aquecimento para derreter os cristais formados a grandes altitudes enquanto outras aeronaves requerem FSII (Fuel System Icing Inhibor – Inibidor de congelamento em sistema de combustível)Prist Hi Flash para lhe assegurar um voo seguro.

Inicialmente a composição química do Prist era Etileno Glycol na cor azul mas na década de 90 foi mudado para DiMetilEtileno Glicol para ter um ponto de fulgor mais elevado e reduzir sua toxicidade e periculosidade.

b-52

 

 Por que você deveria usar o aditivo?

Todo combustível de aeronave possui água dissolvida pois os sistemas de filtração somente removem água livre.  A medida que uma aeronave ganha altitude, o combustível se resfria e reduz sua capacidade de reter a água.  Em condições favoráveis a água que precipita pode se transformar em gelo e bloquear linhas de combustível ou filtros.  Particulas de gelo suspensas no combustível podem afetar a capacidade de passagem de combustível por filtros.

Prist é um aditivo anticongelante que atua através da redução do ponto de congelamento da água quando em contato como aditivo.

Por que usar PRIST?

Prist é o aditivo referência no mercado possuindo aprovação ASTM D4171  e aprovacao militar EUA Mil-DTL-85470 podendo ser empregado em aeronaves militares e civis como um inibidor de congelamento de água FSII.  Como parte da aprovação ASTM o aditivo Prist HiFlash foi analisado e aprovado por fabricantes de turbinas e aeronaves por todo o mundo.

Prist HiFlash aditivo é recomendado na dosagem mínima de 0,1% (1000 ppm) e máxima de 0,15% (1500 ppm) por volume.  Prist é embalado de três formas para sua conveniência: Tambores, Baldes 5 galões, e latas

Controle de congelamento de sistemas de combustível com Prist.

Prist HiFlow aditivo tem solubilidade limitada em querosene de aviação mas é completamente solúvel em água.  Quando água dissolvida no combustível precipita pela queda de temperatura o Prist presente no combustível deixa o combustível e se dissolve preferencialmente na água.  A mistura da água com o Prist reduz a temperatura de congelamento da mistura e a medida que a temperatura cai mais, mais água precipita e mais Prist sai do combustível e se mistura assegurando desta forma que as linhas de combustível fiquem livres da água congelada.

USO E MANUSEIO

Prist pode ser adicionado a todos os combustíveis de aeronaves (Jet A, Jet A-1, QAV, QAV-1, JP-5, JP-8) em uso em aeronaves com turbinas (asa fixa e helicópteros)

Prist HiFlash tambem pode ser dosado em AVGAS (80/87, 100/130, 100LL) para abastecer aeronaves quando estas aeronaves estao operando em locais extremamente frios ou voando em temperaturas congelantes por extenso periodo.

COMO DOSAR

Prist HiFlash aditivo deve ser dispensado por um sistema de dosagem na linha de abastecimento de combustível.  O aditivo não deve ser despejado dentro de um tanque.

Prist HiFlash é normalmente aplicado com o uso de um sistema de dosagem instalado no caminhão abastecedor com injeção de aditivo após o filtro separador ou monitor.

O aditivo também esta disponível em aerosol de modo a permitir que o operador abastecedor injete o aditivo a medida que dispensa combustível por um bico de abastecimento sobre asa .

QUAL A DOSAGEM CORRETA DE PRIST HI-FLASH EM AVGAS OU JET A E PORQUE ISTO É IMPORTANTE.

Prist deve ser corretamente dosado na proporção de 0,1% a 0,15% (1000 a 1500 PPM) em volume.  A mistura correta de Prist Hi Flash é critica para assegurar que não haverá congelamento da água presente no combustível.   Prist HiFlash não pode ser simplesmente despejado no combustível pois o produto vai ao fundo do tanque e se deposita sem se misturar de forma uniforme com o combustível.  Combustivel que recebeu dosagem desta forma tende a ter uma baixa concentração de aditivo e a água presente no fundo do tanque uma elevadíssima dosagem de aditivo.

Mistura incorreta também pode resultar na separação do Prist do combustível de aviação.  A situação é agravada quando aeronaves ficam expostos ao sol direto durante o dia pois a medida que o combustível se resfria a noite e água é formada por condensação esta tende a se concentrar na parte de baixo dos tanques com elevada quantidade de aditivo nos pontos baixos.

O principal componente químico do PRIST é Dimetiletileno Glycol, um solvente extremamente forte que pode danificar revestimentos de tanque quando em altas concentrações e por este motivo não recomendamos a guarda por longos períodos de sua aeronave com combustível tratado.

COMO PODEMOS ASSEGURAR A CORRETA CONCENTRACAO DE PRIST NO COMBUSTÍVEL

A única maneira para assegurar que o combustível possui a dosagem coreta e Prist é retirar uma amostra no ponto de abstecimento e testá-la.  A amostra deve ser retirada para um recipiente limpo e com o uso de um reftratometro B-2 o teste deve ser realizado.  A escala do refratômetro deve ser a DIEGME de 0.0 a 0.25.

QUAL O TEMPO DE VIDA E PRAZO DE VALIDADE DO ADITIVO

 Desde que armazenado corretamente, o aditivo PRIST não possui prazo de vida.  É muito importante manter as embalagens secas e invólucros selados para previnir o contato com água ou umidade do ar.  Devido a sua natureza hidroscópica, a eficiência do aditivo é comprometida caso este seja exposto a água em algum momento .  Se o reservatório de armazenagem enferruja, esteja furado ou sem tampa a qualidade do produto pode ser comprometida e nestes casos o aditivo nao deve ser usado a não ser depois de recertificado por um laboratório.  Entradas de ar em recipientes de armazenagem devem ser sempre dotadas de algum dispositivo desidratador para assegurar que o ar entrante não contenha água.

Certificado Prist Balde

Certificado Prist Lata

AERONAVES QUE REQUEREM PRIST

Aeronaves que Requerem Prist

AVISO IMPORTANTE:

ADITIVO PRIST® Hi-Flash™ Fuel Additive não é requerido por todas as aeronaves mas é MANDATÓRIO por algumas, dentre elas:

  • Aerospatiale/Mooney - TBM 700
  • Beechcraft Raytheon - Beechjet 400 & Starship’s
  • Bombardier Learjet - 23-24-25-28-29 & 35/36 Series
  • Cessna Citation – Caravan, Corsair/Conquest, Citation I & II
  • Hansa – HFB-320
  • Mitsubishi - MU-2 Series & MU-300 Series
  • Piaggio - Avanti
  • An ever increasing number of Very Light Jets (VLJs)

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