Prist é a marca do mais conhecido aditivo anticongelante
para querosene de aviação no mercado mundial.
O produto é produzido por PristAerospace Conroe, TX EUA
e é encontrado nas embalagens
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Latas |
Baldes e Tambores |
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Historico:
No final dos anos 50, aeronaves a jato passaram a voar cada vez
mais alto e por peridos mais longos e daí começaram a surgir problemas de
formação de cristais de gelo no querosene.
Aditivos anticongelantes passaram a ser empregados no início da
década de 60 depois da queda de um borbardeiro B-52 por falta de
combustível nos motores, fato este
atribuído ao entupimento de linhas e filtros pela presença de
gelo no combustível.
A medida que o combustível esfria foi constatado que
agua dissolvida no mesmo precipita
na proporção de 1,8 ppm/C
(1 ppm/F).
O fenômeno se deve a precipitação da
água dissolvida que se torna água livre com o resfriamento e
que daí pode se
tornar um cristal de gelo quando exposto a temperatura inferior a
0 C. Obviamente, com a
formação de cristais de gelo, estes podem inibir o fluxo de combustível e resultar em falha de
motor por falta de combustível.
Por este motivo inúmeras aeronaves possuem sistemas de
aquecimento para derreter os cristais formados a grandes altitudes
enquanto outras aeronaves requerem FSII (Fuel System Icing Inhibor –
Inibidor de congelamento em sistema de combustível)Prist Hi Flash
para lhe assegurar um voo seguro.
Inicialmente a composição química do Prist era
Etileno Glycol na cor azul mas na década de 90 foi mudado para
DiMetilEtileno Glicol para ter um ponto de fulgor mais elevado e
reduzir sua toxicidade e periculosidade.

Por
que você deveria usar o aditivo?
Todo combustível de aeronave possui água
dissolvida pois os sistemas de filtração somente removem água livre.
A medida que uma aeronave ganha altitude, o combustível se
resfria e reduz sua capacidade de reter a água.
Em
condições favoráveis a água que precipita pode se transformar
em gelo e bloquear linhas de combustível ou filtros.
Particulas de gelo suspensas no combustível podem afetar a
capacidade de passagem de combustível por filtros.
Prist é um aditivo anticongelante que atua através da redução do
ponto de congelamento da água quando em contato como aditivo.
Por que usar PRIST?
Prist é o aditivo referência no mercado possuindo
aprovação ASTM D4171 e aprovacao militar EUA
Mil-DTL-85470 podendo ser empregado em aeronaves
militares e civis como um inibidor de congelamento de água FSII.
Como parte da aprovação ASTM o aditivo Prist HiFlash foi
analisado e aprovado por fabricantes de turbinas e aeronaves por todo
o mundo.
Prist HiFlash aditivo é recomendado na dosagem
mínima de 0,1% (1000 ppm) e máxima de 0,15% (1500 ppm) por volume.
Prist é embalado de três formas para sua conveniência: Tambores,
Baldes 5 galões, e latas
Controle de congelamento de sistemas de combustível com Prist.
Prist HiFlow aditivo tem solubilidade limitada em
querosene de aviação mas é completamente solúvel em água.
Quando água dissolvida no combustível precipita pela queda de
temperatura o Prist presente no combustível deixa o combustível e se
dissolve preferencialmente na água.
A mistura da água com o Prist reduz a temperatura de
congelamento da mistura e a medida que a temperatura cai mais, mais água
precipita e mais Prist sai do combustível e se mistura assegurando
desta forma que as linhas de combustível fiquem livres da água
congelada.
USO E MANUSEIO
Prist pode ser adicionado a todos os combustíveis
de aeronaves (Jet A, Jet A-1, QAV, QAV-1, JP-5, JP-8) em uso em
aeronaves com turbinas (asa fixa e helicópteros)
Prist HiFlash tambem pode ser dosado em AVGAS
(80/87, 100/130, 100LL) para abastecer aeronaves quando estas
aeronaves estao operando em locais
extremamente frios ou voando em temperaturas congelantes por extenso
periodo.
COMO DOSAR
Prist HiFlash aditivo deve ser dispensado por um
sistema de dosagem na linha de abastecimento de combustível.
O aditivo não deve ser despejado dentro de um tanque.
Prist HiFlash é normalmente aplicado com o uso de
um sistema de dosagem instalado no caminhão abastecedor com injeção de
aditivo após o filtro separador ou monitor.
O aditivo também esta disponível em aerosol de
modo a permitir que o operador abastecedor injete o aditivo a medida
que dispensa combustível por um bico de abastecimento sobre asa .
QUAL A
DOSAGEM CORRETA DE PRIST HI-FLASH EM AVGAS OU JET A E PORQUE ISTO
É IMPORTANTE.
Prist deve ser corretamente dosado na proporção de
0,1% a 0,15% (1000 a 1500 PPM) em volume.
A mistura correta de Prist Hi Flash é critica para assegurar
que não haverá congelamento da água presente no combustível.
Prist HiFlash não pode ser simplesmente despejado no
combustível pois o produto vai ao fundo do tanque e se deposita sem se
misturar de forma uniforme com o combustível.
Combustivel que recebeu dosagem desta forma tende a ter uma
baixa concentração de aditivo e a água presente no fundo do tanque uma
elevadíssima dosagem de aditivo.
Mistura incorreta também pode resultar na
separação do Prist do combustível de aviação.
A situação é agravada quando aeronaves ficam expostos ao sol
direto durante o dia pois a medida que o combustível se resfria a
noite e água é formada por condensação esta tende a se concentrar na
parte de baixo dos tanques com elevada quantidade de aditivo nos
pontos baixos.
O principal componente químico do PRIST é
Dimetiletileno Glycol, um solvente extremamente forte que pode
danificar revestimentos de tanque quando em altas concentrações e por
este motivo não recomendamos a guarda por longos períodos de sua
aeronave com combustível tratado.
COMO PODEMOS ASSEGURAR A CORRETA CONCENTRACAO DE
PRIST NO COMBUSTÍVEL
A única maneira para assegurar que o combustível
possui a dosagem coreta e Prist é retirar uma amostra no ponto de
abstecimento e testá-la. A
amostra deve ser retirada para um recipiente limpo e com o uso de um
reftratometro B-2 o teste deve ser realizado.
A escala do refratômetro deve ser a DIEGME de 0.0 a 0.25.
QUAL O
TEMPO DE VIDA
E PRAZO DE VALIDADE DO ADITIVO
Desde que
armazenado corretamente, o aditivo PRIST não possui prazo de vida.
É muito importante manter as embalagens secas e invólucros
selados para previnir o contato com água ou umidade do ar.
Devido a sua natureza hidroscópica, a eficiência do aditivo é
comprometida caso este seja exposto a água em algum momento .
Se o reservatório de armazenagem enferruja, esteja furado ou sem tampa a
qualidade do produto pode ser comprometida e nestes casos o aditivo nao deve ser usado a não
ser depois de recertificado por um laboratório.
Entradas de ar em recipientes de armazenagem devem ser sempre dotadas
de algum dispositivo
desidratador para assegurar que o ar entrante não contenha água.
Certificado Prist Balde
Certificado Prist Lata
AERONAVES
QUE REQUEREM PRIST
Aeronaves que
Requerem Prist
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AVISO
IMPORTANTE:
ADITIVO PRIST® Hi-Flash™ Fuel
Additive
não é requerido por
todas as aeronaves mas é MANDATÓRIO por algumas, dentre elas:
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Aerospatiale/Mooney - TBM 700
-
Beechcraft Raytheon - Beechjet 400 & Starship’s
-
Bombardier Learjet - 23-24-25-28-29 & 35/36 Series
-
Cessna Citation – Caravan, Corsair/Conquest, Citation I & II
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Hansa – HFB-320
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Mitsubishi - MU-2 Series & MU-300 Series
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Piaggio - Avanti
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An ever increasing number of Very Light
Jets (VLJs)

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