Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica .:


   Elemento coalescente

Características:

  • Remoção de água emulsificada de hidrocarbonetos por separação física.  
  • Remove particulados - diversas micragens disponíveis
  • Projetado em uma única peça para facilitar a instalação e reposição.
  • Escolha de elementos com base roscada ou aberta.
  • Escolha de meio filtrante exclusivamente em fibra de vidro ou combinação de fibra de vidro e meio plissado.
  • Desempenho comprovado no campo.




Geral:

Os elementos coalescentes são usados como primeiro estágio do vaso filtrante que separa água livre e emulsificada de hidrocarbonetos fluidos. Eles desempenham duas funções: Coalesce (combina) partículas minusculas de água  dispersas ou emulsificadas no liquido em gotículas maiores. Filtra contaminantes sólidos.





Funcionamento:

A foto ao lado (direito), altamente ampliada, mostra o processo de coalescência. Minúsculas gotas de água entram em contato e aderem às bordas das fibras de vidro. O fluxo de produto empurra as gotículas de água ao longo das fibras até atingir a interseção das fibras, onde elas combinam (aglutinam) com outras gotículas, formando gotas cada vez maiores.

Estas gotas maiores são então arrastadas para fora da superfície do elemento. Como a água tem peso específico maior do que os hidrocarbonetos fluidos, ela decanta no fundo do vaso. Quanto maior forem as gotas formadas, mais rápido e eficiente elas  precipitam. (Veja foto ao lado esquerdo). Em geral, a eficiência da remoção de partículas aumenta com a eficiência da coalescência. 

A direção do fluxo é de dentro para fora do elemento. Isto minimiza a velocidade superficial e ajuda prevenir a gotícula de água de se romper e ser levada a jusante.





Aplicação:

Os elementos coalescentes são usados para coalescer água emulsificada e remover partículas de hidrocarbonetos fluidos. A maior aplicação é a filtração de combustível de aviação. São também usados para outros tipos de fluidos, em linha de processo de refinarias e plantas petroquímicas, e nas linhas de condensação onde é produzido o gás natural.

Outros líquidos podem ser separados, se eles forem imiscíveis, diferir em peso específico, e não ter alta concentração de agentes ativos superficiais (sufactantes). De modo prático, se uma amostra de mistura separa rapidamente em uma ou duas horas, um elemento coalescente provavelmente pode ser usado. Se a mistura não separar após 24 horas, provavelmente o elemento coalescente não funcionará.





Tabela de elementos:

A tabela abaixo mostra alguns dos elementos coalescentes mais usados em aplicações industriais

Modelo Diâmetro
(polegada)
Comprimento
(polegada)
Meio Filtrante Tipo
CA-62202 6 22-1/4 Fibra de vidro Aberto
CA-62206 6 22-1/4 Fibra de vidro Aberto
CA-64485 6 44 Plissado/fibra de vidro Aberto
CC-62283 6 22-1/4 Plissado/fibra de vidro Roscado
CC-62285 6 22 Plissado/fibra de vidro Roscado
CC-63385 6 33 Plissado/fibra de vidro Roscado
I-4126# 3-5/8 12 Fibra de vidro Aberto
I-4156# 3-5/8 15-3/4 Fibra de vidro Aberto
I-4184 3-5/8 17-5/8 Fibra de vidro Aberto
I-4204 3-3/4 20 Fibra de vidro O-ring
I-4310 3-1/2 30-13/16 Fibra de vidro O-ring
I-6086A 6 8-1/2 Fibra de vidro Aberto
((existem muitos outros modelos e referências - consulte)
Os elementos de 6” de diâmetro são os mais comuns em uso industrial.Eles existem em comprimentos de 11”, 14”, 22”, 28”, 33”, 38”,44” e 56”. 

Os elementos com 4” de diâmetro são também oferecidos para uso em equipamentos mais antigos. Eles são disponíveis em vários comprimentos desde 8 a 40 polegadas.





Um Produto VELCON FILTERS Inc.,EUA.