Divisão DIESEL.:


  Eliminam os problemas de água no combustível na bomba, no abastecimento..

  Aquacon® – Elemento filtrante, super absorventes..

Retiram os níveis prejudiciais de água livre e em emulsão do óleo diesel.

Absorvem a água filtrada. A água é fixada por reação química com o material super absorvente do interior do elemento filtrante, não podendo ser espremida.

Param o fluxo de combustível contaminado com água, evitando que passe pelo filtro. Quando o elemento filtrante atinge o seu limite de retenção de água, o papel plissado (de forma sanfonada) expandem fechando a linha. Isto representa o sinal para o operador trocar o elemento filtrante.

A filtragem Aquacon elimina os problemas de água no combustível removendo a água antes de ela chegar no tanque do veículo. Apenas um só vaso filtrante, de baixo custo, e um elemento filtrante substituível, localizados na linha principal de combustível entre a bomba e o abastecimento, resolvem o problema.

Aquacon remove também os materiais particulados. O tipo de construção único, patenteado, incorpora uma camada de material externo que filtra a borra, a ferrugem, e outros contaminantes em forma de partículas enquanto que o material super-absorvente interno elimina a água.

Não é preciso preocupar-se de esquecer de trocar o elemento filtrante. Quando o combustível deixa de sair é hora de trocar o elemento.

Os elementos filtrantes das séries AD da Aquacon foram desenvolvidos com a colaboração de uma das maiores empresas de petróleo sendo recomendados para a maioria das aplicações com óleo diesel. Oferecem remoção efetiva de água e partículas sólidas a baixo custo e com maior tempo de uso que os elemento filtrantes de alto desempenho das séries AC utilizados em aplicações de aviação. Os níveis de água típicos nos efluentes de filtros AD são menores que 50 partes por milhão (ppm) com uma eficiência nominal para partículas de 25 micra (mm).O modelo maior, o vaso VF-61EP 50 GPM com elemento filtrante AD 51225 é o mais efetivo em termos de custo dos dois conjuntos oferecidos.

O modelo com Corpo VF-31E 15 GPM com elemento filtrante AD 21025 é oferecido para instalações de baixo fluxo ou com espaço limitado.


  Especifícações


Corpo de Filtro VF61EP1/2

  • Pressão máxima de operação – 150 psi (10 bar) 7,6 cm
  • Material: Tampa de alumínio fundido; corpo de chapa de aço revestido interna e externamente com epox; lâmina de fechamento de aço inox.

Entrada/Saída

  • conexões: 1 ½” NPT 1/8” NPT respiro
  • Selo de fechamento: O’ring Buna –N (P/N G-0986)
  • Peso líquido: 8 lb. (3,6 Kg).
  • Peso Bruto: 10 lb. (4,5 Kg). 47 cm
  • Válvula de alívio de 1/8” (3,2 mm) , de latão e válvula dreno de ½” (12,7 mm).

Elemento Filtrante

  • Temperatura máxima de operação: 121° C
  • Pressão de colapso: 75 PSI (5 bar)
  • Faixa de PH: 5-9 Eficiência nominal de filtragem: 98%
Proteção contra sobre-pressão

Na presença de muita concentração de água, o diferencial de pressão do elemento filtrante Aquacon aumentará imediatamente. Neste caso deve ser instalado um alívio de pressão, ou algum outro recurso, para limitar a pressão de entrada a um máximo de 5 bar, evitando assim o colapso do cartucho.


Tabela de Seleção de Elementos Filtrantes
Aplicação Elemento Classificação Água livre típica no efluente (máximo) Vazão recomendado
Querosene de Aviação ACO-51201L 1 2 ppm 5-50 GPM (2)
Avgas (1) ACO-51201L 1 2 ppm 5-50 GPM (2)
Gasolina comum AC-51205 5 5 ppm 5-50 GPM
Diesel AD-51225 25 50 ppm 15-50 GPM
Óleos AC-51205
ou
AD-51225
5
ou
25
Vide nota 3 Depende da viscosidade (vide form. No. 1709)
Solventes ASL-51201 1 5 ppm 5-50 GPM
Remoção somente de partículas sólidas FO-512PL05 2 Não aplicável 1-5- GPM
Notas.:
(1) Para combustíveis de aviação, quando a pressão do sistema pode exceder 25 PSI, e para sistemas de óleo diesel, sempre instale um manômetro ou outro sistema para determinar o diferencial pressão.
(2) Para monitoramento de sistema de vazão plena, a vazão pode ser elevado para 75 GPM. Isto resultará numa certa redução na vida útil do elemento filtrante e um diferencial de pressão inicial um pouco maior. Para combustível de avião a jato com um ACO-5120C instalado, a pressão diferencial inicial é de 6 psi (0,4 bar) a 50 GPM, 10 psi (0,7 bar) a 75 GPM, para Avgas com um ACO-51205C instalado, o diferencial de pressão e de 3 psi (0,2 bar) e 5 psi (0,35 bar) respectivamente.
(3) Para óleos e outros líquidos com viscosidade acima de 100 SUS, normalmente é necessário mais de uma passagem pelo elemento filtrante. Após várias passagens, níveis de água de 5 ppm podem ser atingidos.



Informação de Pedido
  • Especificar modelo VF-61EP1/2
  • A unidade é fornecida com selo O`Ring Buna-N G-0986, válvula - 1 O-Ring Buna-N G-0986
    1/8” e tampão instalado no dreno. A válvula do dreno é enviada separada na embalagem.
  • Não se inclui elemento filtrante. Devem ser pedidos separadamente.
  • O-Rings de Viton (P/N G-0986A), recomendados para aplicações VÁLVULA DRENO OPCIONAL
    utilizando gasolina ou solventes, devem ser pedidos separado.
  • O manômetro opcional é peça número 10678. Vide boletim 1715

Peças de Reposição Recomendada Válvula Dreno Opcional
  • 1 O-Ring Buna-N G-0986
  • 6 elementos filtrantes
  • Se utilizados, 6 O-Ring de Viton G-0986A
Válvula de esfera de aço carbono, ½” peça número 07-202.

Velcon Filters Inc.

Representantes.: AVI MACH EQUIPAMENTOS E PEÇAS LTDA
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