Divisão DIESEL.:
|
|
Linha Armstrong
|
Linha Sarco |
 |
 |
Conjunto de eliminador de ar, válvula de
alívio interligados ao copo de purga. |
|
Acessórios |
Eliminador de Ar - Item N° 1 da foto |
Acessório essencial
para o correto funcionamento do filtro pois assegura que o vaso
esteja completamente cheio de liquido e livre de ar. Trabalhamos com as melhores marcas
do mercado: Sarco e Armstrong.
Geralmente instalado sobre
a tampa do filtro em conjunto com uma válvula esfera
à montante. A válvula esfera que antecede o eliminador
é utilizada somente em caso de necessidade de manutencao do
eliminador e portanto deve ser mantida aberta (manopla
na posição paralela à tubulação),
para possibilitar a correta operacao do eliminador de ar e
permitir a saída do ar. A manopla da válvula pode lacrada
com arame de lacre fino e que possa ser rapidamente rompido
e fechada em caso de vazamento. O tubo instalado na saída do eliminador
garantante o escoamento de eventual fluxo de combustível para
o copo de purga. Esta tubulação jamais poderá
ser plugada (tamponada), pois compromete o funcionamento do
eliminador de ar.
|
|
Copo de Purga - Item N° 2 da foto |
Projetado para conter eventuais purgas líquidas do eliminador
de ar e/ou válvula de alívio e assim evitar a contaminação
do meio ambiente. Este deve ser esvaziado toda vez que o nível
de produto estiver pela
metade. O diesel retirado do seu interior deverá
ser despejado em lugar apropriado. |
Válvula de Alívio (Segurança)
- Item N° 3 da foto |
Todo vaso filtrante (vaso de pressão) deve ser equipado com
válvula de alívio, também chamada de segurança.
Está válvula deverá estar regulada para abrir quando o vaso
atingir sua pressão máxima de trabalho a fim de evitar dano
estrutural. Um vaso pode atingir pressões muito elevadas em função da expansão do
diesel quando
equipamento esta exposto ao sol e com suas válvulas de entrada e
saída fechadas.
|
Manutenção do Eliminador de Ar
|
- Tipicamente este acessório não requer nenhuma
manutenção.
- Caso o copo de purga estiver se enchendo mais todo dia, remova
a tubulação de interligação da válvula de alívio ao copo
purga. Isto possibiltará identificar qual a válvula que
vaza, isto é o eliminador de ar ou a válvula de
alivio.
- Caso a responsabilidade seja do eliminador de ar, fecha a
válvula de esfera em sua base, e retire-o para
manutenção. Envie seu acessório para a Avi Mach para
manutenção.
- O copo de purga cheio de diesel freqüentemente (mais de
uma vez por dia), é o indicador de que eliminador de ar
e/ou válvula de alívio podem estar com problemas.
|
Manutenção do Copo de Purga:
|
- Existe uma gama grande de copos de vidro, que facilmente são
quebrados no transporte. Estes podem ser substituídos pelo
modelo novo com copo plástico.
- O vidro também pode romper quando o eliminador estiver
trabalhando constantemente, a uma vazão superior ao furo
de alívio no soquete (receptáculo) do vidro. Para
facilitar isto, sugerimos alargar este respiro.
- O copo de purga ajuda a identificar se o eliminador de ar e/ou
a válvula de alívio estão vazando.
Para identificar qual esta vazando, basta fechar temporariamente
a válvula esfera à montante do eliminador de ar,
caso o copo receba nova quantidade de diesel, significa que o
alívio esta desregulado; caso contrário, o eliminador
está com problemas.
|
Manutenção da Válvula de Alívio:
|
- Caso a válvula esteja abrindo durante a operação
de trabalho, esta poderá ser regulada através do
parafuso de ajuste interno à capa de proteção
sextavas. Ao girar o parafuso sentido horário, a válvula
ajustada para maior, isto deverá reduzir o escoamento.
Assegure que a regulagem da pressão de abertura da válvula
seja igual ou inferior a maxima pressão de trabalho do vaso
(vide a plaqueta)
- Caso o item 1 não resolva, é possível que
o embolo interno esteja travado limitado por sujeira, ou a vedação
danificada. Isto visto, a mesma deverá substituída
ou consertada.
- O copo de purga cheio de diesel freqüentemente (mais de
uma vez por dia); é o indicador de que eliminador de ar
e/ou válvula de alívio podem estar com problemas.
|