Divisão DIESEL.:

Linha Armstrong
Linha Sarco
Conjunto de eliminador de ar, válvula de
alívio interligados ao copo de purga.
 
  Acessórios
  Eliminador de Ar  - Item N° 1 da foto


Acessório essencial para o correto funcionamento do filtro pois assegura que o vaso esteja completamente cheio de liquido e livre de ar.  Trabalhamos com as melhores marcas do mercado: Sarco e Armstrong.  

Geralmente instalado sobre a tampa do filtro em conjunto com uma válvula esfera à montante. A válvula esfera que antecede o eliminador é utilizada somente em caso de necessidade de manutencao do eliminador e portanto deve ser mantida aberta (manopla na posição paralela à tubulação), para possibilitar a correta operacao do eliminador de ar e permitir a saída do ar. A manopla da válvula pode lacrada com arame de lacre fino e que possa ser rapidamente rompido e fechada em caso de vazamento.

O tubo instalado na saída do eliminador garantante o escoamento de eventual fluxo de combustível para o copo de purga. Esta tubulação jamais poderá ser plugada (tamponada), pois compromete o funcionamento do eliminador de ar.


  Copo de Purga - Item N° 2 da foto


Projetado para conter eventuais purgas líquidas do eliminador de ar e/ou válvula de alívio e assim evitar a contaminação do meio ambiente. Este deve ser esvaziado toda vez que o nível de produto estiver pela metade. O diesel retirado do seu interior deverá ser despejado em lugar apropriado.

  Válvula de Alívio (Segurança) - Item N° 3 da foto


Todo vaso filtrante (vaso de pressão) deve ser equipado com válvula de alívio, também chamada de segurança. Está válvula deverá estar regulada para abrir quando o vaso atingir sua pressão máxima de trabalho a fim de evitar dano estrutural. Um vaso pode atingir pressões muito elevadas em função da expansão do diesel quando equipamento esta exposto ao sol e com suas válvulas de entrada e saída fechadas. 

  Manutenção do Eliminador de Ar
  1. Tipicamente este acessório não requer nenhuma manutenção.  
  2. Caso o copo de purga estiver se enchendo mais todo dia, remova a tubulação de interligação da válvula de alívio ao copo purga.  Isto possibiltará identificar qual a válvula que vaza, isto é o eliminador de ar ou a válvula de alivio.  
  3. Caso a responsabilidade seja do eliminador de ar, fecha a válvula de esfera em sua base, e retire-o para manutenção.  Envie seu acessório para a Avi Mach para manutenção.
  4. O copo de purga cheio de diesel freqüentemente (mais de uma vez por dia), é o indicador de que eliminador de ar e/ou válvula de alívio podem estar com problemas.
  Manutenção do Copo de Purga:

  1. Existe uma gama grande de copos de vidro, que facilmente são quebrados no transporte. Estes podem ser substituídos pelo modelo novo com copo plástico.
  2. O vidro também pode romper quando o eliminador estiver trabalhando constantemente, a uma vazão superior ao furo de alívio no soquete (receptáculo) do vidro. Para facilitar isto, sugerimos alargar este respiro.
  3. O copo de purga ajuda a identificar se o eliminador de ar e/ou a válvula de alívio estão vazando. Para identificar qual esta vazando, basta fechar temporariamente a válvula esfera à montante do eliminador de ar, caso o copo receba nova quantidade de diesel, significa que o alívio esta desregulado; caso contrário, o eliminador está com problemas.

  Manutenção da Válvula de Alívio:

  1. Caso a válvula esteja abrindo durante a operação de trabalho, esta poderá ser regulada através do parafuso de ajuste interno à capa de proteção sextavas. Ao girar o parafuso sentido horário, a válvula ajustada para maior, isto deverá reduzir o escoamento.  Assegure que a regulagem da pressão de abertura da válvula seja igual ou inferior a maxima pressão de trabalho do vaso (vide a plaqueta)
  2. Caso o item 1 não resolva, é possível que o embolo interno esteja travado limitado por sujeira, ou a vedação danificada. Isto visto, a mesma deverá substituída ou consertada.
  3. O copo de purga cheio de diesel freqüentemente (mais de uma vez por dia); é o indicador de que eliminador de ar e/ou válvula de alívio podem estar com problemas.