Manual de Instruções do Filtro Separador
Filtro Separador VV 2I28-2S14.:

Filtro Separador modelo VV 2I28-2S14, com Vazão Nominal de 420 LPM para separação de água do Diesel e remoção de particulado, Pressão Máxima de trabalho 75 PSI.  Contendo as seguintes peças e acessórios:


Relação de Peças

Produto
Número Peça Descrição Fabricante Qtde
VV-2I28-2S14 Vaso Filtro Separador Avi-Mach 1
 
Duas Opções de Elemento Para Reposição ( Nacional ou Importado )
Número Peça Descrição Fabricante Qtde
I-6282TB Elemento Coalescente Velcon 2
SO-614PLF3 Elemento Separador

Velcon

2
 
Acessórios
Número Peça Descrição Fabricante Qtde
GTP-21C Eliminador de Ar Armstrong 1
GTP-1357V Válvulas Alivio de Pressão
Mipel 1
GTP-534-30AH Manômetro Diferencial de Pressão Gammon 1

Substitua elementos quando diferencial de Pressão atingir 22 PSI.



  


Decrição Geral.:

O filtro separador Avi Mach que você acaba de receber consiste de um vaso, elementos coalescentes e separadores e acessórios para atender a sua aplicação. Seu filtro separador foi especificamente projetado para separar água livre e remover particulado sólido do produto sendo filtrado. O produto entra pelo elemento coalescente onde passa de dentro para fora. Durante a passagem, a água presente no produto é coalescida (separada) e os sólidos removidos. A água precipitada acumula dentro do vaso e é removida drenando-se o filtro pela válvula de esfera localizada na parte inferior do vaso. Esta drenagem deve ser efetuada diariamente sobre pressão a fim de evitar o acumulo de água dentro do vaso.



Instalação.:

  1. Identificar a tubulação de entrada e saída do vaso através das setas indicadoras na tubulação. O vaso obrigatoriamente deve ser instalado de forma correta para prevenir dano ao sistema.

  2. Tubulação de entrada e saída deve ser cuidadosamente alinhada para evitar estressar o vaso. A instalação de válvulas em ambos os lados do vaso é recomendada para que ele possa ser drenado independentemente da tubulação para substituição de elementos.

  3. Parafuse o vaso numa base estável.
  4. Instale os acessórios que acompanham o vaso conforme requerido.

  5. Instale os elementos filtrantes.
    1. No primeiro estágio de filtro são instalados elementos coalescentes (coalescer elements) os quais filtram de dentro para fora. Estes elementos podem ser facilmente indentificados pela presença de pano na superfície externa dos elementos. NÃO TOQUE NA MEIA EXTERNA DOS ELEMENTOS COM SUA MÃO. Mantenha os elementos dentro do saco plástico até que eles estejam seguramente roscados em suas bases e prontos para o aperto final. Remova então vagarosamente os sacos plásticos protetores e aperte os elementos até atingir o torque de 30 lb*pé ou 40 Nm.

    2. No segundo estágio do vaso são instalados elementos separadores. A função destes elementos é impedir que as gotas formadas pelos elementoscoalescentes sejam carregadas para fora do vaso junto com o fluxo de produto. Estes elementos portanto são hidrofóbicos e repelem água com muita facilidade. Os elementos podem ser permanentes (normalmente verdes) ou de papel plissado revestido de material repelente a água. Seu vaso esta projetado para acomodar elementos de comprimento mínimo de 70 cm e máximo de 85 cm. Aperte os parafusos até que atinja um torque de 5 lb*pé ou 7 Nm. Siga cuidadosamente a recomendação de instalação indicada na figura.

  6. Instale a aranha em cima dos elementos para evitar que os mesmos se soltem durante a operação do vaso. Aperte os parafusos de fixação da aranha com cuidado para não danificar os elementos.

  7. Inspecione o o-ring de vedação e assegure que esta colocado corretamente e alinhado. Instale a tampa do vaso e aperte os parafusos de fixação



Procedimento de Partida.:

  1. Caso seu vaso possua os acessórios abaixo descritos, estes devem ser posicionados da seguinte forma.

    1. Válvulas de dreno manual     é Fechadas

    2. Válvula esfera do eliminador de ar     é Aberta

    3. Válvula na entrada e saída do vaso     é Fechadas

  2. Após as válvulas estarem posicionadas na forma indicada, a unidade esta pronta para ser enchida.

  3. Em instalações com tanques de armazenagem aéreos, abra cuidadosamente a válvula na entrada do vaso e permita que o produto encha o vaso. Neste tipo de instalação normalmente não é necessário ligar a bomba para encher o vaso principalmente quando os tanques de armazenagem estão suficientemente cheios.Em instalações operando com tanques enterrados ou onde o vaso esta num nível acima do tanque ligue a bomba e abra a válvula na entrada do vaso tomando cuidado para encher o vaso de produto de forma lenta (aprox 30 litros/minuto).É importante encher o vaso de forma lenta para se evitar o risco de centelhamento por energia estática e a possibilidade de ignição dos vapores presentes dentro do vaso durante o processo de enchimento.

  4. Quando o vaso estiver cheio de produto (caracterizado por parar de sair ar do eliminador de ar), abra a válvula na saída do vaso e termine de abrir a válvula na entrada do vaso.

  5. Quando a unidade já estiver em operação registre a leitura de diferencial de pressão presente no manômetro de leitura direta instalado no costado do vaso. Esta leitura deve ser registrada quando o sistema estiver na vazão máxima de trabalho. Caso não haja leitura o sistema deve ser desligado e inspecionado para a falta de elementos, aperto, selos rompidos.



Operação do Vaso.:

Seguem recomendações da Avi-Mach para a operação do vaso. Procedimentos de qualidade de sua empresa podem fornecer informações alternativas e, neste caso, devem ser seguidas em substituição a nossas recomendações:

  1. Elementos Coalescentes: devem ser substituídos a cada 2 anos de serviço, ou quando uma das seguintes condições ocorrer no transcorrer deste período:

    1. Diferencial de pressão atinge limite especificado na primeira página deste manual. Para vasos equipados com manômetros de pressão diferencial leia parágrafo 3 abaixo:

    2. Quando o fluxo de produto é reduzido a níveis inaceitáveis devido ao entupimento dos elementos com água e contaminante.

    3. Quando o efluente do vaso estiver contaminado por excessivo particulado ou água.

  2. Elementos Separadores: substituição:
    1. Permanentes (verdes) – Devem removidos e testados a cada troca de Elementos coalescentes. Para tanto basta derramar água limpa cuidadosamente na parte externa do elemento e verificar que a água escorre sem penetrar o elemento. A não penetração da água indica que o elemento esta em boas condições e pode continuar a ser usado. Na eventualidade da água penetrar no elemento, este deverá ser lavado com uma solução extremamente diluída de sabão de coco (nunca utilize sabão comum) e com uma escova limpa e macia.

    2. Papel Plissado – Substitua-os a cada troca de elementos coalescentes. Elementos não podem ser recuperados.

  3. Leitura do Manometro Diferencial. A leitura do manômetro diferencial corresponde a diferença de pressão entre a entrada e saída do vaso. Ela fornece uma medida precisa do grau de contaminação dos elementos e deve ser medida e registrada semanalmente ou mais freqüentemente quando o diferencial de pressão esta aumentando bruscamente (muita contaminação). Um registro escrito deve ser mantido conforme tabela anexa a fim de possibilitar a comparação dos resultados obtidos com as medições anteriores.

    1. Deve-se sempre ler o diferencial de pressão com o sistema operando em sua vazão máxima

    2. Bruscas quedas de leitura no diferencial de pressão são uma possível indicação de problemas com os elementos. Verifique primeiro que as leituras estão sendo tomadas na mesma vazão (preferencialmente a máxima). Caso afirmativo desligue o sistema e abra o vaso e inspecione:

      1. Elementos colapsados ou rompidos devido a excesso de diferencial de pressão ou choques (arietes) excedendo os limites dos elementos.

      2. Vedações rompidas: Verifique que todos os selos estão nos seus lugares e alinhados conforme instalados inicialmente.

      3. Caso encontre qualquer das condições, verifique a possibilidade de choque hidráulico estar acontecendo. Caso o sistema não esteja equipado com controles de supressão de choques apropriados, a partida das bombas de alta pressão pode criar ondas de choque muito elevadas os quais comprometem os elementos e a filtração.



Substituição de Elementos.:

  1. Desligue a bomba
  2. Feche as válvulas na entrada e saída do vaso
  3. Abra a válvula de dreno e drene para um tambor. O volume contido no vaso é de aproximadamente 150 Litros

  4. Solte a tampa e permita que o ar entre acelerando o processo de esgotamento do filtro.

  5. Inspecione o estado do o-ring de vedação da tampa. Substitua caso apresente alguma deficiência que prejudique a vedação.

  6. Remova os elementos filtrantes gastos
  7. Limpe e lave o vaso com produto limpo.
  8. Instale novos elementos conforme a necessidade tomando-se o cuidado para apertá-los com o torque recomendado. NÃO TOQUE NOS ELEMENTOS COM SUAS MÃOS SEM LUVAS. Use sempre luvas novas e isentas de sujeira e graxa ou utilize os sacos plásticos.

  9. Instale a tampa, arruelas de borracha, arruelas lisas e de pressão e aperte os parafusos de fixação com o torque apropriado. Instale a aranha e aperte os parafusos de fixação. CUIDADO: SOBRE-APERTO PODE DANIFICAR OS ELEMENTOS FILTRANTES.

  10. Verifique a junta da vedação da tampa e substitua caso for necessário. Coloque a tampa e aperte os parafusos firmemente. O vaso agora esta pronto para o procedimento de enchimento.


USE SOMENTE ELEMENTOS FILTRANTES VELCON PARA O QUAL SEU VASO FOI PROJETADO. A UTILIZAÇÃO DE OUTROS TIPOS DE ELEMENTOS PODE PREJUDICAR A EFICIÊNCIA DO FILTRO E COMPROMETER A FILTRAÇÃO.



Para adquirir elementos filtrantes ou obter peças ou informações fale conosco.: